Resumo

Grande parte da economia moderna está naturalmente relacionada aos avanços da tecnologia de informação, mas também aconteceram mudanças filosóficas importantes, que têm conduzido mais economias nacionais em direção às economias de mercado.

Tradicionalmente a preocupação das organizações tem-se concentrado na medição de seus resultados financeiros, porém os ativos intangíveis (satisfação dos clientes, fornecedores...) estão se tornado cada vez mais significativo para a formação do valor agregado de mercado das ações das empresas.

O equilíbrio de poder entre compradores e vendedores está pendendo para o lado dos compradores e obrigando as empresas a adotarem estratégias não só de preço como também de qualidade de produtos e serviços para competirem mais energicamente pela preferência dos seus clientes.

A estratégia empresarial é o conjunto de regras de decisão e diretrizes definidas pelo alto escalão das empresas. É o ponto de partida do planejamento.

O planejamento envolve o processo de definição de objetivos e o desenvolvimento de estratégias para atingi-los. É a atividade de antecipar-se às mudanças, organizando as ações que serão tomadas e o os recursos que serão alocados.



Copyright © 2006 AIEC.