As organizações empresariais interagem com a sociedade de maneira completa. A empresa é um sistema aberto no qual há recursos introduzidos, que são processados, e há a saída de produtos ou serviços.

As empresas são responsáveis por agregar valor aos insumos, obtidos de seu ambiente externo, e transformá-los em bens e serviços que também serão colocados em seu ambiente externo.

O fato de uma empresa ser considerada um sistema aberto não significa apenas que ela se relaciona com o meio ambiente, mas também que esse relacionamento é fator essencial para a sua viabilidade, capacidade adaptativa e, principalmente, continuidade.

A existência de objetivos a serem alcançados é uma característica comum em qualquer tipo de empresa. Tais objetivos podem ser classificados por grau de importância ou de priorização em um determinado intervalo de tempo, porém, o objetivo mais importante e permanente em qualquer empresa é a sua missão.


A missão constitui-se na verdadeira razão da existência de uma empresa. Estabelece sua linha de atividades, os seus limites de atuação e os seus valores.

Segundo Guerreiro (1989), na caracterização da missão de uma entidade devem ser contemplados os seguintes pontos:

• valores fundamentais da entidade;
• produtos e serviços oferecidos;
• mercados de atuação;
• clientela a ser atendida.



Copyright © 2006 AIEC.