Para Catelli (1990), toda empresa tem uma missão em relação à sociedade e “a missão das empresas corresponde aos seus objetivos permanentes, que consistem em otimizar a satisfação das necessidades humanas.”

Van Horne (1995) é bastante pragmático quando define que: “o objetivo de uma companhia deve ser a criação de valor para seus acionistas”.

Como podemos perceber, não estamos tratando de uma ciência exata, ainda existem muitas controvérsias quanto ao objetivo primordial de uma empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Enquanto alguns autores defendem que a maximização do lucro deve ser o objetivo principal de uma organização privada, ou seja, gerar valor para seus donos, sócios, acionistas ou investidores, outros autores colocam a sobrevivência como o objetivo natural das organizações.

Na verdade, esses conceitos não são excludentes, pelo contrário, podemos afirmar que são complementares, pois os objetivos econômicos da empresa consistem no crescimento da riqueza e, por meio desse crescimento, a empresa poderá ter continuidade e atender aos seus objetivos sociais e aos objetivos de seus acionistas, sócios ou investidores.



Copyright © 2006 AIEC.