|
|
| 4 - Modelo de Gestão O conceito de “modelo de gestão” requer um conhecimento da etimologia da palavra “gestão”. Gestão deriva do latim gestione, que está relacionada ao ato de gerir, gerenciar ou administrar. Conclui-se, portanto, que gestão e administração são sinônimos.
Stephen Robbins (1992) sintetiza o processo de gerir como “o processo universal de completar eficientemente atividades, com e através de outras pessoas”. Gerir é
fazer as coisas acontecerem. A pessoa que faz a gerência, denominada
gestor, é quem toma as decisões para que as coisas aconteçam
de tal forma que a empresa atinja seus objetivos. Simplificando: administrar
é conduzir a organização para seus objetivos. O modelo de gestão envolve os princípios organizacionais, os princípios de delegação de poder e os princípios de avaliação de desempenho. Os princípios organizacionais são regras que definem a estruturação, a divisão do trabalho e as relações de mando e subordinação em uma empresa. |
Copyright
© 2006 AIEC.
|