4 - Modelo de Gestão

O conceito de “modelo de gestão” requer um conhecimento da etimologia da palavra “gestão”. Gestão deriva do latim gestione, que está relacionada ao ato de gerir, gerenciar ou administrar. Conclui-se, portanto, que gestão e administração são sinônimos.


A gestão pode ser entendida como o campo das atividades humanas que tem como finalidade principal a coordenação em grupo para o desempenho das funções de planejamento, organização, direção e controle em relação a certos fatores básicos, por meio de esforços motivacionais apropriados, de maneira que os vários objetivos do grupo e dos indivíduos que dele fazem parte, sejam atingidos num grau ótimo com eficiência ótima.

Stephen Robbins (1992) sintetiza o processo de gerir como “o processo universal de completar eficientemente atividades, com e através de outras pessoas”.

Gerir é fazer as coisas acontecerem. A pessoa que faz a gerência, denominada gestor, é quem toma as decisões para que as coisas aconteçam de tal forma que a empresa atinja seus objetivos. Simplificando: administrar é conduzir a organização para seus objetivos.

Podemos conceituar modelo de gestão como o conjunto de princípios estabelecidos pela alta administração com relação à forma de como a empresa deve ser administrada.

O modelo de gestão envolve os princípios organizacionais, os princípios de delegação de poder e os princípios de avaliação de desempenho.

Os princípios organizacionais são regras que definem a estruturação, a divisão do trabalho e as relações de mando e subordinação em uma empresa.



Copyright © 2006 AIEC.