Avaliação - A avaliação é a última etapa do processo de gestão, mas é tão importante quanto as outras etapas do processo. Nesta etapa, ocorre a análise do que aconteceu no período de execução, o mapeamento dos desvios entre o planejado e o realizado.

A avaliação também tem como função retroalimentar o planejamento do período seguinte para proceder ações corretivas de longo e curto prazo.

Existem vários indicadores para avaliar o desempenho de uma determinada área ou diretorias de uma empresa. A mais comum é estabelecer metas de desempenho e comparar o resultado efetivo de cada área, ou seja, comparar o desempenho orçado com o desempenho realizado.

Podemos sintetizar o processo de gestão da seguinte forma:

Fases do Processo

Finalidade

Produto

Planejamento Estratégico

Garantir a missão e a continuidade da empresa

Diretrizes e Políticas Estratégicas

Planejamento Operacional

Otimizar o resultado no médio prazo

Plano Operacional

Execução

Otimizar o resultado de cada transação

Transação

Controle

Corrigir e ajustar para garantir a otimização

Ações corretivas

Avaliação

Analisar e avaliar ações

Análises de desempenho

Processo de Gestão – Visão resumida



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