1 - A História da Controladoria

A criação de uma área específica para controle e planejamento surgiu no início do século XX nos Estados Unidos, com a finalidade de realizar rígido controle de todos os negócios de grandes corporações.

Nessa época, uma grande quantidade de empresas começou a se fundir e a formar grandes conglomerados organizados sob a forma de departamentos e divisões. Porém, a gestão e o controle desses conglomerados se davam de forma centralizada.

A estrutura vertical e o campo de atuação diversificado desses conglomerados exigiam dos sócios, acionistas e gestores um controle central em relação aos departamentos que muitas vezes se espalhavam por vários países.

Com o passar dos anos, a verticalização, a diversificação, a expansão geográfica das organizações e a mudança gradual de um modelo de gestão centralizado para um modelo de gestão descentralizado das atividades empresariais exigiram a criação da figura do controller.

Fatores como a competitividade das empresas, a globalização da economia, a abertura das fronteiras comerciais e ao mesmo tempo a crescente preocupação com uma postura ecologicamente correta e com o desenvolvimento regional sustentável exigem cada vez mais um gerenciamento eficiente e eficaz das empresas.

Nesse sentido, é papel da Controladoria fornecer subsídios para os diversos gestores no planejamento e controle das atividades operacionais, comerciais, financeiras, administrativas e tributárias por meio da manutenção de um sistema de informações que permita integrar as várias funções da gestão empresarial.



Copyright © 2006 AIEC.