No âmbito do planejamento estratégico, a Tesouraria deve focar na administração financeira participar das decisões relacionadas à análise e avaliação dos projetos de investimento.

No âmbito operacional, tal área deve responder pelo controle das informações econômicas pertinentes às operações empresariais, pelo estabelecimento de política para controle de liquidez que permita detectar a necessidade de fundos e apontar alternativas que satisfaçam tal necessidade.

Embora a descentralização da área financeira resulte nas duas grandes funções de Tesouraria e Controladoria, muitos autores não consideram as tarefas de Controladoria como funções financeiras.

Porém, é consenso a interdependência entre as duas áreas, principalmente a dependência da Tesouraria em relação às informações fornecidas pela Controladoria para sua gestão econômica.

A Tesouraria funciona como um banco que deve suprir as demais áreas com os recursos financeiros necessários ao andamento de suas atividades.

O efeito econômico das receitas e despesas decorrentes do fluxo financeiro dessa área com as demais é identificado, mensurado e comunicado pelo sistema de informações administrado pela Controladoria.



Copyright © 2006 AIEC.