Resumo

A competitividade entre as empresas, a globalização da economia e a abertura das fronteiras comerciais exigem cada vez mais um gerenciamento eficiente e eficaz das empresas.

Devido a esses fatores o modelo de gestão empresarial vem passando por uma série de evoluções, dentre as quais a criação da figura da Controladoria.

A finalidade da Controladoria como órgão administrativo é garantir a existência de informações para subsidiar o processo decisório e possibilitar a eficácia empresarial.

Sua missão é a de otimizar os resultados econômicos da empresa para garantir a sua continuidade por meio da integração dos esforços das diversas áreas e controlar as atividades empresariais.

Entre as características que devem nortear a ação de uma Controladoria para o desempenho eficaz de suas atividades, destacam-se a iniciativa, a visão econômica, a comunicação racional, a síntese, a visão para o futuro, a persistência, a cooperação e a imparcialidade.

Para atender a necessidade de planejamento, execução, controle e avaliação da empresa, o foco da Controladoria é a Contabilidade Gerencial que difere da Contabilidade Financeira pelos seguintes aspectos:

Na maioria das grandes empresas, existe a descentralização da área financeira entre as atividades do tesoureiro e do controller da empresa.

No âmbito do planejamento estratégico, a tesouraria deve enfocar a administração financeira e participar das decisões relacionadas com a análise e avaliação dos projetos de investimento. No operacional, deve responder pelo controle das informações econômicas pertinentes às operações empresariais, pelo estabelecimento de política para controle de liquidez que permita detectar a necessidade de fundos e apontar alternativas que satisfaçam tal necessidade.



Copyright © 2006 AIEC.