1 - A Contabilidade

A Contabilidade pode ser definida como “a ciência que se ocupa do registro dos atos e fatos da administração econômica, que possam ser expressos monetariamente, possibilitando a informação, o controle, o estudo e interpretação das variações patrimoniais ocorridas em cada exercício financeiro”.

O desenvolvimento do método contábil está diretamente relacionado ao modo capitalista de produção. Trata-se do estabelecimento de forma específica para quantificar “os acréscimos e decréscimos dos investimentos iniciais alocados em alguma atividade produtiva”.

Historicamente, o objeto da Contabilidade tem sido o patrimônio das entidades e seu uso. É por meio da Contabilidade que se evidencia o aspecto qualitativo e quantitativo do patrimônio, definido como conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica.

Iudícibus (1992) define a Contabilidade como uma “metodologia concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente”.


O objetivo da Contabilidade é estudar e controlar o patrimônio, para fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre os resultados econômicos de correntes da gestão da riqueza patrimonial.

Dentro deste prisma, o patrimônio pode ser conceituado como uma grandeza constituída de bens, direitos e obrigações de uma pessoa ou entidade.



Copyright © 2006 AIEC.