2 - Os Princípios e Convenções Contábeis Geralmente Aceitos

A Contabilidade é regida por certos princípios que servem para uniformizar a prática contábil e fazê-la inteligível de maneira geral.

Estes princípios, entretanto, diferentemente dos princípios da matemática e da física, não são fixos, pois são princípios pertencentes a um ramo de conhecimento social e, sendo assim, sofrem influência de mutações ocorridas na sociedade.

Todos os princípios contábeis necessitam dos requisitos da objetividade e exeqüibilidade para serem aceitos como tal. Assim, os princípios contábeis, como tudo que faz parte do ramo do conhecimento social, são passíveis de mudança.

As Convenções Contábeis - as convenções contábeis qualificam e delimitam os princípios contábeis. As mais utilizadas são:

• Consistência - Esta convenção determina que não se deve mudar de critério de contabilização sem prévio aviso, de modo a permitir a comparabilidade das demonstrações contábeis.

• Relevância - Esta convenção determina que não se deve preocupar com miudezas.

• Objetividade - Esta convenção determina que, sempre que possível, a Contabilidade deve apoiar-se em documentos e evidências, as mais objetivas possíveis, reforçando a fé da contabilidade perante terceiros.



Copyright © 2006 AIEC.