Princípio da Continuidade


"A Continuidade ou não da Entidade, bem como sua vida definida ou provável, deve ser considerada quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas."

Por este princípio, presume-se, em geral, que a empresa operará indefinidamente, pois a aceitação da descontinuidade mudaria a Contabilidade.

• Princípio da Oportunidade


"O Princípio da Oportunidade refere-se, simultaneamente, a tempestividade e a integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram".

Este princípio tem o intuito de garantir a existência de uma cronologia dos fatos que afetam a contabilidade de uma empresa, bem como o registro de tais fatos de forma clara e coerente dentro dos Relatórios Contábeis.

Com base nesse princípio, as vendas a prazo realizadas por uma determinada empresa no mês de agosto, deverão ser registradas nos relatórios contábeis relativos ao mês de agosto e, consequentemente, evidenciar uma baixa de estoque e gerar um direito para a empresa que deverá ser registrado na Conta Duplicatas a Receber.



Copyright © 2006 AIEC.