• Princípio do Registro pelo Valor Original


"Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da Entidade."

Os bens produzidos para fins de comercialização deverão ser registrados pelos respectivos custos de produção. Quando tais bens forem vendidos, o valor referente à diferença entre o custo de produção e o valor da venda será contabilizado como lucro da empresa.

• Princípio da Atualização Monetária


“Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais”.

Esse princípio complementa o princípio do registro pelo valor original, reconhecendo a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um determinado período. Por menor que seja a inflação de um período, ela deve ser considerada em qualquer avaliação que se necessite fazer sobre o patrimônio das entidades.



Copyright © 2006 AIEC.