|
|
As finanças operacionais se ocupam de problemas que correspondem, fundamentalmente, ao que chamaremos de questões de funcionamento e aos planos financeiros de curto prazo. Já as finanças estruturais respondem a questões de delineamento ou estabelecimento estratégico da estrutura financeira da empresa e aos planos financeiros de longo prazo.
Esses planos estratégicos de longo prazo são apoiados pelos orçamentos anuais de curto prazo, ou seja, pelas ações operacionais dos planos financeiros de curto prazo.
Em linhas gerais, o planejamento financeiro de curto prazo começa com a previsão de vendas. A partir dessa previsão, são desenvolvidos os planos de produção da empresa. Com base nos planos de produção, é possível que a empresa estimar as necessidades de mão-de-obra, as despesas de fabricação e as despesas operacionais. Após esse refinamento das estimativas, pode-se elaborar a projeção do orçamento de caixa e a Demonstração de Resultado do Exercício da empresa. Esquematicamente, o planejamento de curto prazo de uma empresa pode ser descrito da seguinte maneira:
|
Copyright
© 2006 AIEC.
|