As finanças operacionais se ocupam de problemas que correspondem, fundamentalmente, ao que chamaremos de questões de funcionamento e aos planos financeiros de curto prazo.

Já as finanças estruturais respondem a questões de delineamento ou estabelecimento estratégico da estrutura financeira da empresa e aos planos financeiros de longo prazo.

• Os planos financeiros de longo prazo, também conhecidos como planos estratégicos ou planejamento estratégico, têm como finalidade planejar as ações financeiras da empresa e o impacto antecipado dessas ações em períodos que normalmente variam entre 02 e 10 anos.

Esses planos estratégicos de longo prazo são apoiados pelos orçamentos anuais de curto prazo, ou seja, pelas ações operacionais dos planos financeiros de curto prazo.

• Os planos financeiros de curto prazo estão relacionados com as finanças operacionais e segundo Gitman (2001) especificam as ações financeiras para um período de até 02 anos e o impacto antecipado dessas ações.

Em linhas gerais, o planejamento financeiro de curto prazo começa com a previsão de vendas. A partir dessa previsão, são desenvolvidos os planos de produção da empresa.

Com base nos planos de produção, é possível que a empresa estimar as necessidades de mão-de-obra, as despesas de fabricação e as despesas operacionais.

Após esse refinamento das estimativas, pode-se elaborar a projeção do orçamento de caixa e a Demonstração de Resultado do Exercício da empresa.

Esquematicamente, o planejamento de curto prazo de uma empresa pode ser descrito da seguinte maneira:



Copyright © 2006 AIEC.