6 - A Importância dos Índices Financeiros

Os índices financeiros fornecem informações sobre a situação de uma empresa em um determinado período de tempo.

Entretanto, a principal vantagem na utilização dos índices na análise dos demonstrativos financeiros está no fato de que eles podem ajudar a prever o potencial de geração de lucro e o caixa da empresa.

Do ponto de vista do investidor, a análise de demonstrativos financeiros por meio dos índices auxilia na previsão do futuro da empresa e, em alguns casos, na projeção do desempenho das ações da empresa.


Para os gestores, a análise dos índices financeiros serve para antecipar as condições futuras e, principalmente, como ponto de partida para planejar as ações que influenciarão o curso futuro dos eventos.

Os índices também são conhecidos como indicadores econômico-financeiros ou quocientes financeiros e têm o objetivo de demonstrar claramente as relações entre as contas dos demonstrativos financeiros.

Outra grande vantagem na análise dos índices ou quocientes, como prefere alguns autores, é a possibilidade de se analisar e correlacionar o comportamento do ativo em relação ao passivo, ao patrimônio líquido e até mesmo com as contas da demonstração do resultado do exercício. Esse tipo de análise é praticamente inviável apenas utilizando as técnicas de análise horizontal e/ou vertical.

Há uma grande diversidade de terminologia, entre os diversos estudiosos de finanças, quando o assunto são os índices ou quocientes financeiros. Existe também divergência entre quais os melhores índices financeiros para analisar e diagnosticar a situação econômico-financeira de uma empresa.

Vários índices buscam medir ou avaliar um mesmo item do balanço, do demonstrativo de resultado do exercício, ou do demonstrativo de fluxo de caixa. Nesses casos, recomenda-se escolher o índice de mais fácil interpretação e analisá-lo ao longo do tempo.



Copyright © 2006 AIEC.