2 - A importância do Mercado de Capitais

O mercado de capitais desempenha uma importante função no desenvolvimento econômico do país por contemplar financiamentos de médio e longo prazo para as empresas.

Muitas empresas suportam um alto grau de endividamento porque captam recursos neste mercado vendendo ações e ou debêntures para buscar recursos estáveis a custos mais atraentes.

O mercado de ações é fundamental para as empresas, uma vez que as operações bancárias tradicionais, tais como empréstimos, financiamentos e descontos de recebíveis, não garantem um fluxo de recurso adequado para a manutenção da atividade da empresa, principalmente no que se refere aos prazos e ao custo do capital para a atividade produtiva.


Normalmente, projetos de investimento para produções em larga escala, executados pela iniciativa privada, envolvem empréstimos em instituições financeiras. À medida que se eleva a proporção entre capital de terceiros e capital próprio, os agentes financeiros passam a estabelecer taxas de juros mais elevadas para compensar o aumento do risco. Com a tomada de novos empréstimos, o risco das empresas vai aumentando e, conseqüentemente, a oferta de crédito diminuindo.



Copyright © 2006 AIEC.