Características das Ações

As ações são títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas e representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais ou representadas por cautelas ou certificados.

As sociedades por ações são reguladas pela Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976 e o órgão regulador é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Tais empresas devem cumprir uma série de exigências legais para que possam negociar ações por meio das bolsas de valores.

O investidor em ações é um co-proprietário da sociedade anônima da qual é acionista, participando dos seus resultados.

As ações são conversíveis em dinheiro a qualquer tempo por meio de negociação em bolsas de valores ou no mercado de balcão.

Basicamente, uma ação oferece como forma de rendimento aos seus investidores o pagamento de dividendos e a valorização do seu preço de mercado.

O pagamento de dividendos é a distribuição de uma parcela dos lucros auferidos pela empresa aos seus acionistas. O percentual do lucro a ser distribuído depende da política de dividendos de cada empresa, obedecendo a diretrizes previstas na lei das sociedades por ações.



Copyright © 2006 AIEC.