Resumo

O mercado financeiro pode ser segmentado em quatro grandes mercados com as seguintes características:

Mercados
Caractéristicas
Monetário
Controle da liquidez monetária da economia
Crédito
Financiamento do consumo e do capital de giro das empresas
Câmbio
Transformação de valores em moedas estrangeiras e nacional
Capitais
Financiamento de capital, fora do mercado bancário, a médio e longo prazo

O mercado de capitais contempla financiamentos de médio e longo prazo para as empresas. Uma empresa que abre o seu capital e emite ações em bolsa, consegue financiamento de longo prazo fora do mercado bancário.

Uma companhia é considerada de capital aberto quando promove a colocação de valores mobiliários em bolsas de valores ou no mercado de balcão.

São considerados valores mobiliários: ações, bônus de subscrição, debêntures, partes beneficiárias e commercial papers.

As ações são títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas e representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais ou representadas por cautelas ou certificados

Sempre que uma empresa aplica recursos, o faz na expectativa de um resultado compensador no futuro.

A capacidade de prever o resultado depende da capacidade de prever o valor final do investimento.

A taxa de retorno pode ser expressa pela seguinte equação:



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