As empresas que aplicam seus recursos excedentes em carteiras de ações, fundos de investimento, certificado de depósitos bancários ou qualquer outro produto de investimento disponível no mercado têm que se preocupar com alguns tipos de risco, dentre os quais destacamos os seguintes:

Risco de Mercado

O risco de mercado é aquele que representa o potencial de perda em função de mudanças no comportamento da taxa de juros, da taxa de câmbio, do preço das ações ou do preço de commodities.

Este tipo de risco depende das posições assumidas pelas empresas ou pelas instituições financeiras em função, principalmente, das estratégias de atuação.

No caso de Certificados de Depósitos Bancário (CDB), o mercado é influenciado basicamente pelas mudanças das taxas de juros, câmbio e inflação.

Risco de crédito

O risco de crédito é a incerteza com relação à quebra de contrato pelas contrapartes.

Este risco decorre da possibilidade do não recebimento de recursos a que se tem direito ou ao seu recebimento fora do prazo ou condição pactuada.

Deve-se conhecer a capacidade dos emissores dos títulos de honrar o pagamento nos respectivos vencimentos. Saber as características dos papéis de uma carteira permite uma melhor avaliação de seu risco de crédito.



Copyright © 2006 AIEC.