Como o conjunto de carteiras eficientes é convexo, e o ponto M pertence a esse conjunto, ele será o único ponto da reta RFM que também fará parte da curva que representa a fronteira eficiente, conforme representação a seguir:

O gráfico acima representa uma nova fronteira eficiente para os investimentos financeiros, ou seja, a fronteira dada pelo trecho RFMT, denominada de Fronteira Eficiente Geral de Investimentos.

O ponto M, situado na fronteira eficiente do conjunto de oportunidades de investimento, indica uma carteira composta por ativos com risco. O segmento RFM contém todas as possíveis combinações de ativos sem risco com ativos com risco, conforme contidos na carteira M.

As carteiras formadas à direita de M somente são possíveis se o investidor conseguir captar recursos no mercado à taxa livre de risco e aplicar esses recursos em ativos com risco.

As carteiras formadas à esquerda do ponto M possuem maior participação de títulos livres de risco e, conseqüentemente, menores expectativas de retorno.



Copyright © 2006 AIEC.