O Giro de Pagamento - O princípio é o mesmo e indica quantas vezes houve pagamento a fornecedores, bastando, para isso, dividir o período procurado pelo prazo médio de pagamento (PMP).




O resultado achado significa que o estoque da empresa levou, em média, 66 dias armazenado e dessa forma foi vendido também em média durante quase 6 vezes no ano.

O Giro de Recebimentos - Por fim tem-se o giro dos recebimentos que evidencia a quantidade de vezes em que a empresa recebeu de seus clientes. O cálculo segue o mesmo procedimento pagamentos






O resultado significa que suas vendas são recebidas em média com 44 dias após as vendas sendo que seus estoques de duplicatas a receber são renovados pouco mais de oito vezes ao ano.

A lógica de raciocínio é a mesma. A correta gestão do capital de giro preza por ciclos financeiros, ou de caixa como também são denominados, cada vez menores.

Para atingir este objetivo tem que se perseguir o alongamento dos prazos de pagamento a fornecedores o que implica na sua redução de giro.

Por outro lado, deve-se buscar a redução de prazos de recebimentos de clientes e aumento nas vendas o que provoca aumento dos respectivos giros. A análise ideal é acompanhar a evolução destes indicadores periodicamente em conjunto com as análise de políticas exercidas pela empresa.



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