5 - Tipos de Balanço O ciclo econômico e a rentabilidade das empresas conferem a seus demonstrativos financeiros um aspecto particular que permite enquadrá-los em quatro tipos de balanços:
Os dois primeiros tipos são os que mais aparecem na prática. Balanço Tipo 1 - O aumento das vendas durante o exercício aumenta o capital de giro e a necessidade de capital de giro simultaneamente. O capital de giro cresce devido aos fundos gerados internamente (autofinanciamento), que em geral aumentam quando as vendas aumentam. A necessidade de capital de giro (NCG) também aumenta, pois admitindo-se que a relação NCG e vendas (NCG/Vendas) permaneça constante, uma variação positiva das vendas provoca uma variação proporcional e positiva na NCG.
Apesar de possuir capital de giro positivo, a necessidade de capital de giro é maior e, dessa forma, provocando um saldo em tesouraria negativo. Isto ocorre, normalmente, em função da gestão dos ciclos operacionais das empresas. Os prazos de recebimentos são maiores que os de pagamento, o que acaba afetando o saldo em tesouraria das empresas. |
Copyright
© 2006 AIEC.
|