9 - Rentabilidade e lucratividade

A atividade bancária comporta-se similarmente aos demais tipos de negócios, diferenciando-se basicamente pela natureza dos fatores colocados à disposição.

Numa instituição financeira, os recursos captados representam suas “matérias-primas”, que são negociadas principalmente sob a forma de créditos e empréstimos concedidos e investimentos.

O objetivo dos bancos é maximizar sua riqueza e seus resultados para preservar a remuneração dos seus sócios e acionistas. Basicamente, os indicadores de medidas financeiras que servem para analisar o desempenho econômico são:

• Retorno sobre o PL - indicador tradicional e muito utilizado também por empresas comerciais e industriais, fornece o ganho percentual auferido pelos sócios/acionistas. A performance deste indicador depende de fatores como a margem de lucro, da eficiência operacional, e do leverage.


RSPL = Lucro Líquido
Patrimônio Líquido


• Retorno sobre Investimento - também é um indicador tradicional e exprime os resultados das oportunidades de negócios acionadas pelo banco.

ROI = Lucro Líquido
Ativo Total

• Margem Líquida - formada pelos vários resultados da gestão de ativos e passivos dos bancos (taxas, prazos, receitas e despesas), permitindo avaliar a função básica de intermediação financeira de um banco.



Margem Líquida = Lucro Líquido
Receita da Intermediação Financeira

• Índice de Eficiência Operacional – este indicador é bastante utilizado na análise dos bancos e relaciona as despesas operacionais com sua eceita de intermediação financeira. Ao contrário dos outros indicadores, quanto menor o índice, melhor é a produtividade.


IE Operacional = Despesas Operacionais
Receita da Intermediação Financeira



Copyright © 2006 AIEC.