As
decisões de caráterestratégico
são voltadas para problemas externos e de longo prazo, mais especificamente
relacionadas com a escolha de compostos de produtos e de mercados, todas
elas voltadasparaoatingimentodeobjetivosdelongoprazo.
Os objetivos
de longo prazo têm por finalidade traduzir em metas tangíveis
informações obtidas com base em análises de cenários
dos ambientes externos e internos. Normalmente, os objetivos de longo
prazo possuem três elementos básicos:
•
Atributo - é a informação escolhida
para medir o desempenho. No caso de empresa, pode ser traduzido como
um índice ou indicador, tais como Retorno sobre o Patrimônio
Líquido, ROI, RSA e EVA®, por exemplo.
•
Padrões - diz respeito à escala com que
se mede o atributo. No caso da empresa, definir o Retorno sobre o PL
como o atributo, a empresa também pode definir que seu monitoramento
se dará de forma anual, por exemplo.
•
Meta - é o valor explícito dos atributos
e dos padrões. A mesma empresa pode definir que o Retorno sobre
o PL perseguido será de 20% ao ano, por exemplo.