2 - Custo de oportunidade e a criação de valor

Outra característica de um modelo de gestão eficiente deve ser o de se pautar no resultado econômico e não no resultado contábil ou financeiro. O modelo de gestão econômica tem como base o resultado econômico que, por sua vez, tem como principal premissa a avaliação do resultado em função do custo de oportunidade.

Os conceitos econômicos que fundamentam a gestão econômica buscam atribuir à empresa, ou a suas partes, ou a seus produtos, o valor correto e nunca o valor atrelado a princípios contábeis.


O custo de oportunidade retrata quanto uma empresa (pessoa) sacrifica de remuneração em função de tomar a decisão de aplicar seus recursos em determinado investimento alternativo, de risco semelhante. Pode-se também ser definido como a contribuição máxima de que se abre mão, utilizando-se recursos limitados para um determinado fim.

Portanto, o modelo de gestão econômica se diferencia de um modelo de gestão tradicional em função da existência do custo de oportunidade impactando a dinâmica empresarial e seu resultado. Num modelo tradicional só se leva em consideração o custo contábil e financeiro correspondente aos custos e despesas pagas a terceiros.



Copyright © 2006 AIEC.