Por fim, o VEA ainda pode ser calculado relacionando-se o Retorno sobre PL atingido com o esperado, conforme mencionado anteriormente, e multiplicando-se esta relação com o Patrimônio Líquido da empresa. Sabendo-se que o Lucro Líquido da empresa utilizada no exemplo anterior foi de $ 3,36, tem-se:


c) VEA ou EVA = (RSPL Atingido - RSPL Exigido) x PL

VEA = (( 3,36 / $ 60) – (0,22)) x $ 60 = ($ 9,84)

Ao estudar-se o VEA, pode-se perceber uma característica importante. O indicador é evidenciado em valor de moeda. Pelas análises financeiras tradicionais, é impossível identificar se a empresa está criando ou destruindo valor, pois, normalmente, os indicadores são percentuais ou números isolados que se não comparados com valores de mercado ou de concorrentes, tornam-se dispensáveis.

Uma segunda característica é a que o VEA possui implicitamente uma variável que faz com que sua análise, isoladamente, possa servir a uma decisão. O VEA considera o custo de oportunidade no seu cálculo e, dessa forma, seu resultado informa diretamente a performance da empresa em relação a todos os stakeholders envolvidos nos seus processos de gestão e operacionais.

O VEA também é capaz de revelar inúmeras outras oportunidades de ganhos econômicos, como as provenientes de uma melhor gestão de risco, escolha da melhor estrutura de capital e maior giro, que não são vislumbradas pelos indicadores financeiros tradicionais.



Copyright © 2006 AIEC.