4- Market value added – (MVA)®

O indicador EVA®, assim como os demais indicadores de rentabilidades, se baseia em dados passados, pois tem como fonte de informações os relatórios financeiros oriundas de transações já ocorridas. Dessa forma, seu direcionamento é para análise passada e não futura.

Contabilmente, o valor da empresa é formado pelos seus bens e direitos. No exemplo trabalhado neste módulo, este valor é de R$ 300.000,00. No entanto, o mercado tem uma perspectiva quanto aos seus resultados futuros que modifica este valor, aumentando ou diminuindo.

O valor de mercado agregado foi desenvolvido para suprir esta necessidade do mercado. Ele tem o objetivo de avaliar o valor econômico da empresa como um todo e em relação ao potencial de resultados futuros.

A visão é derivada, mas tem um sentido mais amplo que o EVA®. Esta é uma medida de valor da empresa. É uma avaliação de futuro, calculada com base nas expectativas do mercado com relação ao potencial demonstrado pelo empreendimento em criar valor.

Para se calcular o MVA é necessário conhecer-se o EVA® e o WACC. Com base no exemplo, pode-se proceder ao cálculo com base na fórmula abaixo:


MVA = EVA / WACC

No caso da empresa utilizada como exemplo, ter-se-ia o seguinte:

MVA = -$ 9,84 / 0,1542
MVA = -$ 63,81

Isto quer dizer que as operações da empresa, neste período analisado, desvalorizaram seu patrimônio de $ 200,00 em $ 63,81. Ou seja, o valor futuro desta empresa no mercado caiu para $ 136,18.



Copyright © 2006 AIEC.