Grau de Alavancagem Financeira – GAF

A alavancagem financeira é um conceito simples e está vinculada à capacidade das empresas em utilizar recursos de terceiros para financiar suas atividades e gerar riqueza aos seus acionistas, evidenciada no EVA®.

Ou seja, o conceito está diretamente associado ao diferencial de taxas de juros dos empréstimos tomados e da intensidade de uso destes recursos de terceiros. Quanto mais barato for o recurso de terceiros, mais a empresa se beneficiará.

É importante lembrarmos que estes recursos de terceiros devem possuir taxas menores que as margens operacionais da empresa, caso contrário, não haverá a alavancagem.

É comum ocorrer a inviabilidade de um projeto de investimento em função da existência de taxas de retorno abaixo do mínimo esperado e, ao conseguir-se linhas de financiamento à taxa de juros subsidiadas, o projeto tornar-se viável.

Uma das formas de se calcular o grau de alavancagem financeira é dada pela fórmula abaixo:

GAF =
_________Lucro Operacional _______ __
Lucro Operacional – Despesas Financeiras

A expressão revela a alteração percentual no lucro líquido (disponível aos sócios/acionistas) determinada por uma variação no lucro operacional. Por exemplo, se o GAF for de 1,25, indica que a cada 1% de incremento no resultado operacional mantido, constantes as margens e as taxas de juros, resulta num acréscimo de 1,25% no lucro líquido.

Mais uma vez, esta capacidade de elevar o retorno operacional ocorre pela existência de passivos mais baratos em relação ao retorno que os ativos produzem.



Copyright © 2006 AIEC.