Organização

É formalmente gerenciado por um Board of Govemors, um de cada país-membro, representado, normalmente, pelo Ministro das Finanças ou Presidente do Banco Central.

As decisões do dia-a-dia são tomadas por um Executive Board formado por 24 diretores executivos nomeados pelo Board of Governors. As decisões do FMI são tomadas pelo voto ponderado, em função do número de quotas de contribuição ao fundo feita por cada país. Embora nos atos mais simples as decisões sejam por consenso, com 18% dos votos os Estados Unidos têm o direito de veto nas decisões mais importantes.

Funções

A principal função do FMI é supervisionar o sistema monetário internacional e, como conseqüência, as políticas monetária e cambial dos países-membros, recomendando alternativas e concedendo créditos nos casos de desequilíbrio temporário do balanço de pagamentos.

Seu objetivo final é garantir um sistema monetário internacional ordenado, estável, previsível e livre, criando as bases para o crescimento balanceado do comércio internacional e da economia dos países-membros.



Copyright © 2006 AIEC.