6 - Banco de Compensações Internacionais

a) Bank for International Settlements – BIS

É a mais antiga das instituições internacionais. Foi criado em 1930 pela Conferência de Haia, que tratava do pagamento das reparações da Primeira Guerra Mundial pela Alemanha, dentro do Plano Young.

Os principais países envolvidos na guerra concordaram com o governo da neutra Suíça de estabelecer um banco internacional em Basiléia tendo, unicamente, como membros os bancos centrais, com imunidade total em relação às leis dos países-membros.

Organização

Os BIS é uma empresa de capital aberto, cujos 33 acionistas incluem quase todos os bancos centrais europeus mais os bancos centrais da Austrália, Canadá, Japão e África do Sul. O US Federal Reserve ainda tem direito de voto, embora tenha vendido suas ações originais para bancos comerciais que, no conjunto, detêm, hoje, 15% das ações do BIS.

O banco é gerenciado por um Board of Directors, que atualmente é representado por 17 membros dos países que compõem o G 10 (Bélgica, Alemanha, França, Itália, Inglaterra, Holanda, Suécia, Suíça, Estados Unidos, Japão e Canadá).



Copyright © 2006 AIEC.