Funções

As funções do BIS estão claramente definidas em seus estatutos e, assim, o banco pode responder rapidamente às constantes mudanças no sistema financeiro internacional.

O BIS foi criado como um banco para os bancos centrais e, em muitos aspectos, ele opera como um banco comercial. Os bancos centrais depositam parte de reservas oficiais em moeda com o BIS, que as reinveste no mercado de Euromoeda ou nos mercados nacionais.

Os objetivos do BIS são: promover a cooperação dos bancos centrais e prover facilidades adicionais para as operações financeiras internacionais; agir como um trustee ou agente diante dos acordos financeiros internacionais, convocado a isto por acordo das partes relacionadas.

Estrutura Financeira

Uma importante função do BIS é a organização do suporte de crédito para os bancos centrais. Como os recursos do BIS provêm, quase que exclusivamente, dos depósitos voluntários das reservas de ouro e moeda, que podem ser rapidamente exigidos, as facilidades de empréstimo do BIS são restritas e apenas liberadas em circunstâncias excepcionais. A forma como o crédito é disponibilizado varia caso a caso.

Além dos bancos centrais, o BIS pode realizar transações com os bancos comerciais e outras instituições financeiras internacionais.

A estrutura financeira do BIS é caracterizada por um alto grau de liquidez e, por suas características, não necessita de nenhuma assistência financeira, o que lhe permite ter uma posição única e muito independente em relação às demais instituições financeiras internacionais.



Copyright © 2006 AIEC.