d) Grupo dos Sete - G7

O Grupo dos Sete foi organizado de uma maneira mais formal no encontro de Tóquio, em 1986. Os chefes de estado e governo dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Grã-Bretanha, França, Alemanha e Itália declararam:

"Concordamos que medidas adicionais devam ser tomadas, para assegurar que sejam reforçados ao máximo os procedimentos para coordenação efetiva da política econômica internacional".

Os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais dos países do G7 reúnem-se regularmente para coordenar as políticas monetária e orçamentária e discutir a situação dos mercados de moedas estrangeiras.

O G7 é um fórum adequado para os países participantes, pois pode funcionar eficientemente como um pequeno grupo.

O G7 assume a liderança nas discussões relacionadas ao sistema monetário internacional, taxas de câmbio, processos de ajustamento e problemas relacionados a dívidas.

No interesse dos demais países, estas reuniões acontecem, na medida do possível, no FMI, que pertence a todos e onde os interessados podem participar. Desta forma, o processo de coordenação política dentro do G7 opera como suporte às funções avaliatória e fiscalizatória do FMI, ao invés de ser seu substituto.



Copyright © 2006 AIEC.