Contratos a Termo de Troca de Rentabilidade - (Swap na BM&F) - A partir de 17/03/1995, todos os contratos de swap da BM&F estão reunidos em um único Contrato a Termo de Troca de Rentabilidade, simplificando enormemente os entendimentos e o processo operacional.

Neste contrato, já estão incluídas as possibilidades de se trabalhar com 19 variáveis alternativas, combinadas duas a duas, a saber:

Assim, com estas 19 varáveis é possível compor muitos swaps diferentes. No que tange à garantia das operações, existe a flexibilidade de sua existência, ou não, condicionada ao interesse das partes envolvidas no swap.

O valor inicial, ou seja, o tamanho do contrato, e a data de vencimento são livremente pactuados entre as partes, respeitados os limites máximo e mínimo estabelecidos pela BM&F.

A BM&F aceita contratos em que ela garante o membro de compensação contra o risco de inadimplência do membro de compensação da contraparte, mas também aceita contratos em que ela não oferece esse tipo de garantia.

A liquidação das operações pode ser feita pela forma normal, com ajuste periódico, ou antecipada.

Os swaps são processados por meio de um sistema eletrônico em contratos livres com um mínimo de R$ 50.000,00.



Copyright © 2006 AIEC.