Proex – Programa de Financiamento às Exportações - é um programa instituído pelo Governo Federal, em substituição ao antigo Finex, que objetiva proporcionar às exportações brasileiras condições de financiamento equivalentes às do mercado internacional. Pode ser realizado nas modalidades de:

  • Proex Financiamento ou de
  • Proex Equalização.


Proex Financiamento surge do fato de que, normalmente, um banco ou uma agência de crédito no exterior financia o importador que quer comprar bens ou serviços brasileiros, cobrando juros de mercado que são menores do que os existentes no Brasil.

Ele financia tanto o exportador – supplier's credit – quanto o importador – buyer’s credit – de bens e serviços brasileiros, exclusivamente através doBB, com recursos fornecidos pelo Tesouro Nacional.

O Proex financia até 85% do valor da exportação em qualquer modalidade incoterm. Os restantes 15% são pagos pelo importador à vista ou financiado por um banco no exterior. Nas operações com prazo de financiamento de até dois anos o percentual financiado pode ser de até 100%. Quem determina o percentual financiável é o índice de nacionalização do bem. Se esse índice for de, no mínimo, 60%, está garantido até 85% do valor exportado. Se ele for inferior a 60%, o percentual financiável segue a fórmula:


Percentual Financiável Máximo = [(Índice de Nacionalização + 40%) x 85%]

Por meio dessa modalidade de Proex, são financiáveis:

  • os bens constantes do anexo à Portaria 146 do MDIC, bem como a montagem, a manutenção e os pacotes turnkey;
  • os serviços, estudos, projetos técnicos e execução; o desenvolvimento de software, e as produções cinematográficas.


Proex Equalização é a modalidade de crédito ao exportador ou importador de bens e serviços brasileiros, realizados por instituições financeiras, na qual o Proex assume parte dos encargos financeiros, por meio de uma taxa de Equalização, compatibilizando-os com os praticados no mercado internacional.

Os beneficiários da Taxa de Equalização de financiamento são as instituições financeiras ou de crédito que provêem os recursos do financiamento e que são representadas no Brasil pelos bancos múltiplos, comerciais, de investimento e de desenvolvimento e a Agência Especial de Financiamento Industrial – Finame; e no exterior pelos estabelecimentos de crédito ou financeiro, cujo estatuto preveja a possibilidade de conceder crédito sob qualquer forma de mútuo, aí incluídas as instituições multilaterais de crédito específicas: o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o Banco Mundial – BIRD, e a Corporação Andina de Fomento – CAF. A solicitação dessa linha por parte do exportador surge quando houver importador interessado em sua mercadoria ou for participar de concorrência.



Copyright © 2006 AIEC.