|
|
| Buyer's Credi
Existe um banco no exterior financiando a operação ao importador. Neste caso, apenas o importador estrangeiro e seus avalistas, quando houver, permanecem responsáveis junto ao banqueiro financiador pelo pagamento das cambiais de exportação, não havendo qualquer vinculação do exportador às cambiais. Para o exportador, a operação é à vista e as divisas ingressam de imediato. Não há a figura do direito de regresso contra o exportador brasileiro.
É uma cessão de crédito, por meio da qual, com a intermediação de um banco, um exportador pode vender suas mercadorias a prazo e receber à vista.
Seu maior atrativo é que o mecanismo não oferece riscos ao exportador, pois é a compra das obrigações do importador, saque cambial sempre sem o direito de regresso, o que garante ao exportador estar livre dos riscos da operação. O forfaiting é perfeito para financiar o pós-embarque, beneficiando o setor de bens de capital, sendo a única fonte de médios e longos prazos para riscos considerados perigosos como, por exemplo, uma venda ao Iraque.
O risco da operação é transferido, pelo banco, às empresas especializadas em Factoring no exterior, os factors, que, assim, assumem o risco sobre o importador e, na realidade, não atuam como instituições financeiras, mas apenas como prestadores de garantia. |
Copyright
© 2006 AIEC.
|