3 - Indicadores de Análise de Ações Os indicadores de análise objetivam avaliar os reflexos do desempenho da empresa sobre o valor de mercado de suas ações. São de grande utilidade para os analistas de mercado, acionistas e investidores em geral, como parâmetros de apoio às suas decisões financeiras. A evolução das cotações de mercado das ações apresenta-se geralmente identificada nestes indicadores de análise, sendo possível inclusive estabelecerem-se algumas tendências futuras. Lucro por Ação – LPA - O índice ilustra o benefício (lucro) auferido por ação emitida pela empresa, ou seja, do resultado líquido (após o imposto de renda) obtido em determinado período, quanto compete a cada ação emitida. O lucro por ação (LPA) é mensurado pela seguinte expressão:
A quantidade de ações emitida, denominador da expressão de cálculo do LPA, pode ser determinada pelo número de ações que compõem o capital social da companhia ao final do exercício social, ou em função de sua quantidade média calculada no período. Deve ser ressaltado que o indicador não revela o quanto cada acionista irá efetivamente receber em função do retomo produzido na aplicação de seus capitais. O índice LPA denota, em verdade, a parcela do lucro líquido pertencente a cada ação, sendo que sua distribuição aos acionistas é definida pela política de dividendos adotada pela empresa. Indicadores de Dividendos - Procuram relacionar os dividendos distribuídos pela empresa com alguma medida que ressalte a participação relativa desses rendimentos. São bastante adotadas:
Indica os dividendos distribuídos aos acionistas como uma porcentagem do lucro por ação (LPA). Por exemplo, para um LPA de $ 1,40, a distribuição de $ 0,49/ação de dividendos determina um índice de payout de 35% ($ 0,49/ $1,40). De outra maneira, revela que a empresa reinvestiu 65% de seus lucros apurados no exercício, distribuindo o equivalente a 35% a seus acionistas.
Indica a remuneração do acionista realizada sobre o capital investido (valor pago pela ação). |
Copyright
© 2006 AIEC.
|