a) Despesas
de vendas – abrangem desde a promoção do
produto até sua colocação junto ao consumidor (comercialização
e distribuição). São despesas com o pessoal da
área de venda, comissões sobre vendas, propaganda e publicidade,
marketing, estimativa de perdas com duplicatas derivadas de vendas a
prazo (provisão para devedores duvidosos) etc.
b) Despesas
administrativas – são aquelas necessárias
para administrar (dirigir) a empresa. De maneira geral, são gastos
nos escritórios que visam à direção ou à
gestão da empresa.
Pode-se citar como exemplos: honorários administrativos, salários
e encargos sociais do pessoal administrativo, aluguéis de escritórios,
materiais de escritório, seguro de escritório, depreciação
de móveis e utensílios, assinaturas de jornais etc.
c) Despesas
financeiras – são as remunerações
aos capitais de terceiros, tais como: juros pagos ou incorridos, comissões
bancárias, correção monetária prefixada
sobre empréstimos, descontos concedidos, juros de mora pagos
etc.