2 - Margem de contribuição

Padoveze (2000) é direto ao definir Margem de Contribuição: "Representa o lucro variável". É a diferença entre a receita de vendas do produto e os custos e despesas variáveis. Em cada unidade vendida a empresa lucrará determinado valor que multiplicado pelo total vendido, teremos a contribuição marginal total do produto para a empresa.

Para Crepaldi (1998), conhecer a margem de contribuição ajuda os gerentes a:

  • "decidir sobre a diminuição ou expansão de uma linha de produção;
  • avaliar alternativas provenientes da produção, de propagandas especiais, etc.,
  • decidir sobre estratégias de preço, serviços ou produtos
  • avaliar o desempenho".

A margem de contribuição é a diferença entre a receita de vendas e a soma dos custos e despesas variáveis. Fórmula da margem de contribuição:

MC = V - CV - DV

Onde,
MC é a margem de contribuição
V é a receita de vendas
CV é a soma dos custos variáveis
DV é a soma das despesas variáveis

É mais fácil entender a margem de contribuição a partir do conceito de margem de contribuição unitária: significa o lucro por unidade de determinado produto vendido.

Podemos representá-la por meio da seguinte fórmula:

 MCu = PV - CVu - DVu

Onde,
MCu margem de contribuição unitária
PV preço de venda
DVu despesas variáveis unitária



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