CETIP - A Central de Custódia e Liquidação de Títulos – Cetip - é o local onde se custodiam, registram e liquidam financeiramente as operações feitas com todos os papéis privados e os títulos estaduais e municipais que ficaram de fora das regras de rolagem. Dessa forma, ficam garantidas as operações, pois quem compra tem certeza da validade do título e quem vende tem certeza do recebimento do valor.

Quando um negócio é realizado através de qualquer um dos sistemas da Cetip, a transferência do título só se completa após a checagem dos itens básicos de segurança - código de acesso, senha, validade de datas etc. As informações do comprador e do vendedor são casadas. Se houver qualquer divergência nesta comparação, a operação será rejeitada pelo sistema. O negócio só é aceito pelo sistema com a confirmação da liquidação financeira - configurando, na prática, o velho e confiável conceito de "entrega contra recebimento".

No dia do fechamento das operações, os sistemas da Cetip comunicam o resultado financeiro dos negócios aos participantes e aos bancos liquidantes. Ao longo do dia seguinte, os bancos liquidantes confirmam, junto à Cetip, os resultados líquidos dos negócios. A Cetip repassa então essa confirmação ao Banco Central e sensibiliza as contas de reserva bancária dos bancos liquidantes. Toda esta operação garante a compensação financeira do negócio em apenas um dia.

SISBACEN - O Sisbacen - Sistema de Operações, Registro e Controle do Banco Central - é o veículo de comunicação computadorizado do Bacen com as instituições financeiras. As instituições têm micros ligados ao Bacen, recebendo informações e enviando dados sobre suas operações financeiras ou cambiais.

O Sisbacen apoia os macroprocessos de formulação e gestão da política monetária e cambial, de regulação e supervisão do Sistema Financeiro Nacional e de administração do sistema de Pagamentos Brasileiro e Meio Circulante.



Copyright © 2008 AIEC.