Resumo

As instituições financeiras realizam operações, diariamente, buscando adequar seus níveis de liquidez.

O Tesouro Nacional capta recursos no mercado financeiro via emissão primária de títulos públicos, para execução e financiamento das dívidas internas do Governo.

O Banco Central cria moeda e os bancos comerciais têm o poder de multiplicá-la, aumentando o volume dos meios de pagamento. A maioria das transações financeiras de um banco e de seus depositantes afeta a posição de suas reservas bancárias. Para compensar eventuais perdas, recorrem ao mercado interbancário ou ao redesconto do BC.

O controle das reservas bancárias pode ser realizado por diversas formas, sendo as principais: depósito compulsório, colocação de títulos públicos federais, compra e venda de moeda, operações com fundos de investimento, zeragem automática e redesconto de liquidez.

O mercado interbancário de reais é privativo dos bancos e dos brokers, que fazem a ponte entre compradores e vendedores de dinheiro com lastro em títulos privados.

Os Certificados de Depósito Interbancário (CDI) são os títulos de emissão das instituições financeira, que lastreiam as operações do mercado interbancário. Foram criados para garantir uma distribuição de recursos que atendesse ao fluxo demandado pelas instituições.

Os bancos negociam moeda à vista ou no futuro como forma de captar recursos em dólar para operações de empréstimos em reais. O Banco Central, através do Sisbacen, contabiliza e monitora todas as operações que envolvem moedas estrangeiras, tendo controle efetivo sobre as operações do mercado de câmbio.

Open market é um mercado secundário, onde se negociam títulos públicos federais já emitidos anteriormente.

Os mecanismos de segurança que registram e controlam as operações do mercado financeiro: Selic, Cetip e Sisbacen.

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia – SELIC - foi criado para automatizar as compras e vendas de títulos públicos entre as empresas financeiras. São registradas a posse dos títulos e a disponibilidade de reservas, de todos os bancos.

A Câmara de Custódia e Liquidação – CETIP - é o local onde se custodiam, registram e liquidam financeiramente as operações feitas com todos os papéis privados e os títulos estaduais e municipais.

O Sistema de Informações do Banco Central - SISBACEN - é o veículo de comunicação do Bacen com as instituições financeiras. As instituições estão conectadas diretamente com o Bacen, recebendo informações e enviando dados sobre suas operações financeiras ou cambiais.



Copyright © 2008 AIEC.