O executor da política cambial é o Banco Central.

O Mercado de Câmbio de Taxas Livres opera com o dólar comercial. Destina-se a operações comerciais de exportação e importação e as operações financeiras de empréstimo e investimentos externos. O Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes opera com o dólar flutuante ou dólar turismo. Enquadra as operações de compra e venda de câmbio de clientes, destinadas às viagens internacionais e aos serviços turísticos, cartões de crédito internacional, as exportações de joias, pedras preciosas e outros bens definidos pelo Banco Central.

O Mercado Paralelo não tem amparo legal. Compreende as operações não previstas pela legislação, conduzidas por pessoas físicas ou jurídicas não autorizadas a operar com câmbio.

De acordo com a forma como as trocas são feitas, elas podem se enquadrar no câmbio manual ou sacado.

Os contratos de câmbio se enquadram na categoria de prestação de serviços pelos bancos a seus clientes.

O ACC - Adiantamento de Contrato de Câmbio - é uma antecipação total ou parcial dos reais equivalentes à quantia em moeda estrangeira comprada a termo pelos exportadores.

As operações de financiamentos à exportação e importação são mecanismos que buscam prestar auxílio financeiro a exportadores e importadores para que possam cumprir com todas as obrigações inerentes a essas operações internacionais.

As principais operações de adiantamento de recursos antes do embarque de mercadorias são: Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC), Câmbio Travado, Finamex Pré-Embarque e Pré-Pagamento.

As principais operações de adiantamento de recursos depois do embarque de mercadorias são: Adiantamento de Contrato de Exportação (ACE), Finamex Pós-Embarque e Proex.



Copyright © 2008 AIEC.