1 - Introdução

A importância de a empresa realizar sua missão é fundamental. A organização deve ter em mente qual o motivo da própria existência.

Mas sempre restam dúvidas:

  • A empresa realmente enfrentará graves dificuldades de desempenho se não construir sua missão e não tiver claro qual é o seu próprio negócio?
  • Quais são as consequências da inexistência da missão ou de má elaboração dela?

Relembrando os principais aspectos do planejamento temos que, para Freitas Filho (1989), esse tipo de planejamento consiste em definir:

• o conjunto de diretrizes que orientam os rumos da organização no futuro;
• as direções nas quais a organização procurará crescer;
• forças com as quais a organização poderá contar;
• mudanças de rumo e de áreas de ênfase na sua atuação, em face das necessidades ambientais.


Planejamento Estratégico
é uma técnica administrativa para identificar as ameaças e oportunidades do ambiente externo e os pontos fortes e fracos do ambiente interno. Tem como finalidade (re)definir:
negócio, missão, políticas, diretrizes e projetos estratégicos.

Além disso, define:

  • a direção que a organização deve seguir;
  • os objetivos e as metas a serem alcançados a longo prazo;
  • as atividades a serem desenvolvidas;
  • os meios;
  • os responsáveis pela execução do planejamento;
  • as condições para o acompanhamento;
  • a avaliação;
  • a retroalimentação.


Copyright © 2008 AIEC.