2 - Missão


Para Oliveira (2001:128), missão é a razão de ser da empresa. Para estabelecer a missão, procura-se determinar qual o negócio da empresa, o motivo de ela existir, ou ainda, em que atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Muitas vezes, a missão também declara as crenças, os valores e as diretrizes da organização.

Quando a alta administração da empresa concentra-se nesses aspectos (missão, negócio e atividades futuras), provoca a definição das áreas de atuação prioritárias em que devem ser aplicados os recursos disponíveis e o consenso de opinião de que os esforços e os recursos dirigidos aos alvos estabelecidos no horizonte da missão serão bem sucedidos.

A definição da missão é importante porque procura descrever as habilidades essenciais e secundárias da empresa.

A missão deve ser expressa de maneira sintética, clara e precisa para representar a imagem da organização, tanto para o seu ambiente externo como para o interno (EMBRAPA, 1996). A forma simples para se descrever a missão:

Qual é o negócio da empresa? Essa é a questão básica para se descrever a missão em termos simples. O mais adequado é a empresa encarar sua missão quanto à necessidade. Por exemplo:

Alguns sinônimos da missão geralmente utilizados pela literatura, como: finalidade, função, propósito e objetivo principal.


A missão pode ser traduzida em áreas específicas de empenho que correspondem aos seus propósitos. Por exemplo.

Para definição da missão organizacional é necessário responder às perguntas:

Perguntas
Especificação
Exemplos de respostas (aplicados à Embrapa)
O QUÊ?
Qual é o âmbito de atuação e a natureza das atividades da organização? Gerar, promover e transferir conhecimentos e tecnologias.
PARA QUÊ?
Qual a principal finalidade das atividades desenvolvidas pela organização? Desenvolvimento sustentável.
ONDE?
COM QUEM?
Quais são os principais campos de atuação ou de aplicação das atividades da organização? Segmento agropecuário, agroindustrial e florestal (todos os atores envolvidos no agronegócio).
PARA QUEM?
Quem são os clientes ou principais beneficiários dos produtos e serviços gerados pela organização? Sociedade em geral.


Copyright © 2008 AIEC.