Cuidados a serem tomados no estabelecimento da missão:

  • não há decisões de mudanças se apenas houver a descrição do que estão fazendo;
  • evitar vínculo direto com os produtos e serviços porque isto limita a missão;
  • equilibrar o tamanho das definições sem que a clareza, o entendimento e a assimilação sofram prejuízos.

Frases que representam missão de empresas (Oliveira, 2001:13):


“Resolver problemas não solucionados de forma inovadora” (3M).



“Oferecer contribuições técnicas para o progresso e bem-estar da humanidade”(Hewlett-Packard).



“Experimentar a emoção da competição, da vitória e de vencer os adversários” (Nike).

A missão da empresa representa a razão de ser num horizonte temporal, onde a empresa decide atuar e entrar em cada um dos negócios que aparecem neste horizonte.


Definição do Negócio - após realizar a análise dos ambientes, na fase do diagnóstico, será possível a organização definir ou redefinir o seu negócio.

A definição do negócio envolve o conhecimento do mercado de uma organização do(s) segmento(s) de mercado a serem atingidos, bem como a definição de áreas de negócio nas quais a organização pretende atuar, clientes a atender e produtos ou serviços a oferecer (definição de um perfil).

Unidades Estratégicas de Negócio - a análise ambiental deve ser feita por Unidades de Negócio devido às suas próprias particularidades. A organização cria as “unidades de negócio” ou “unidades estratégicas de negócio” para promover uma gestão mais flexível e rápida no atendimento do negócio corporativo. Essas unidades são encarregadas de atender a um determinado segmento do mercado, com produtos e serviços claramente definidos, para a qual a administração define objetivos e metas de uma forma semi-independente às demais unidades organizacionais. Funciona de forma semiautônoma. Unidades estratégicas de negócio podem ser consideradas na definição do negócio da organização em substituição às unidades funcionais ou podem conviver com elas.



Copyright © 2008 AIEC.