3 - Cenários

A elaboração dos cenários estratégicos é o auge de um processo participativo. Tal processo promove informações e visões mais ricas e incentiva uma maior aceitação dos cenários como algo fundamental para a elaboração do planejamento estratégico.


Os cenários são composições consistentes – mas muito subjetivas - entre projeções variadas de tendências históricas e as postulações de eventos específicos.

Os cenários podem ser analisados nas situações: 1) mais provável; 2) otimista e 3) pessimista. Tais análises estão relacionadas às técnicas diversas de desenvolvimento de cenários estratégicos (dedução, indução, lógica intuitiva, análise de impacto, Delphi).

Oliveira (2001) indica que a elaboração de cenários pode ter:

1) Como fundamentação:


  • o pensamento estratégico voltado para as situações futuras possíveis,
    não necessariamente inter-relacionado com o passado e o presente;
  • a definição de base de dados sócioeconômicos e de infraestrutura;
  • íntima vinculação com a comunidade técnico-científica;
  • uma abordagem sistemática e multidisciplinar.

2) Como abordagem projetiva:


  • limita-se a variáveis quantitativas, objetivas e conhecidas;
  • utiliza o passado para explicar o futuro;
  • entende o futuro como único e certo;
  • vale-se de modelos quantitativos e deterministas.

3) Como abordagem prospectiva:


  • visão do todo (global);
  • variações qualitativas (quantificáveis ou não), subjetivas (ou não), conhecidas (ou não);
  • entende o futuro como incerto e múltiplo;
  • a ação presente é determinada pelo futuro;
  • faz uma análise intencional (julgamento, pareceres, probabilidades subjetivas), examinada por uma análise estrutural, Delphi, impactos cruzados etc.

Diante das aceleradas mudanças que ocorrem nos dias atuais, o executivo verificou que a abordagem projetiva era insuficiente para orientar a ação futura da empresa, optando pela abordagem prospectiva, que auxilia a criação de futuros desejáveis e viáveis, além de estruturar a ação a partir do presente.



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