5 - Aspectos da vantagem competitiva

O rumo mais adequado para a futura estratégia empresarial será aquele em que a empresa possa distinguir-se favoravelmente de suas concorrentes. Assim, para a empresa ser eficaz no mercado, ela deve ter significativa vantagem competitiva.

A vantagem competitiva de uma empresa pode ser resultado do ambiente onde ela opera da situação geral da empresa, bem como da postura de atuação de sua alta administração.

A situação geral da empresa pode proporcionar vantagem competitiva quando, entre outros aspectos, apresentar:

Não tem concorrentes muito fortes; Boa imagem dos produtos e serviços;
• Tem acesso à alta e inovadora tecnologia que possibilite redução de custos, simplifique o processo produtivo e preços competitivos dos produtos ou serviços; • Não tem problemas de suprimento de recursos financeiros, humanos e materiais;
• Tem boa imagem institucional;
• Alta liquidez financeira; • Boa relação com o mercado;
• Baixo grau de endividamento; • Adequada situação de capacidade instalada;
• Alto nível do quadro profissional; • Alto poder de penetração dos segmentos de mercado;
• Adequado sistema de informações gerenciais; • Agilidade e flexibilidade interna.

A postura da alta administração pode facilitar uma situação de vantagem competitiva quando, entre outros aspectos:

• Aceitar risco; • Saber estabelecer políticas;
• Ter sentido de oportunidade; • Estar com a visão voltada para o mercado;
• Saber o que, realmente, deseja para a empresa; • Saber liderar, motivar;
• Saber formular e operacionalizar estratégias; • Administrar, adequadamente, os projetos e recursos.


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