Resumo O diagnóstico estratégico, primeira fase do processo de planejamento estratégico, procura responder à pergunta: "qual a real situação da empresa quanto aos seus aspectos interno e externo?". Seus componentes apresentam-se como:
A análise ambiental do diagnóstico lida com os seguintes elementos: • pontos fortes: são as variáveis
controláveis que favorecem a empresa, em relação
ao ambiente; A análise externa examina a relação entre a empresa e seu ambiente, identificando as oportunidades e ameaças e a sua posição produto-mercado atual e futura. A análise interna, composta pelos pontos fortes e fracos, busca identificar as fragilidades e as qualidades da empresa, comparando-as com a concorrência direta ou potencial. Também é realizado exame dos pontos neutros. • Identificação dos pontos fortes, fracos e neutros – Essa identificação deve ser realizada considerando as capacidades para execução das atividades-fim e atividades-meio e os recursos necessários à satisfação da missão e dos objetivos organizacionais. • Definição dos pontos fortes, fracos e neutros – Para haver essa definição, o administrador deve analisar as seguintes dimensões: 1) funções a serem analisadas: marketing, finanças,
produção e recursos humanos; A análise
dos concorrentes é importante para o planejamento estratégico
porque a empresa passa a conhecer melhor os seus principais concorrentes
e situar-se melhor no seu segmento de mercado e estabelecer a sua vantagem
competitiva. |
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