Resumo

O diagnóstico estratégico, primeira fase do processo de planejamento estratégico, procura responder à pergunta: "qual a real situação da empresa quanto aos seus aspectos interno e externo?".

Seus componentes apresentam-se como:

1. visão da empresa: definição resultante do consenso das lideranças do que a empresa pretende ser, futuramente. A visão antecede qualquer planejamento estratégico;
2. análise ambiental (externa e interna) da organização: estudo da empresa em relação ao seu ambiente;
3. análise dos concorrentes: estudo do potencial da concorrência.

A análise ambiental do diagnóstico lida com os seguintes elementos:

pontos fortes: são as variáveis controláveis que favorecem a empresa, em relação ao ambiente;
pontos fracos: são as variáveis controláveis que desfavorecem a empresa, em relação ao seu ambiente;
oportunidades: são as variáveis externas e não controláveis que promovem condições favoráveis, se a empresa as aproveitar;
ameaças: são as variáveis externas e não controláveis que podem gerar situações desfavoráveis para a empresa.

A análise externa examina a relação entre a empresa e seu ambiente, identificando as oportunidades e ameaças e a sua posição produto-mercado atual e futura.

A análise interna, composta pelos pontos fortes e fracos, busca identificar as fragilidades e as qualidades da empresa, comparando-as com a concorrência direta ou potencial. Também é realizado exame dos pontos neutros.

Identificação dos pontos fortes, fracos e neutros – Essa identificação deve ser realizada considerando as capacidades para execução das atividades-fim e atividades-meio e os recursos necessários à satisfação da missão e dos objetivos organizacionais.

Definição dos pontos fortes, fracos e neutros – Para haver essa definição, o administrador deve analisar as seguintes dimensões:

1) funções a serem analisadas: marketing, finanças, produção e recursos humanos;
2) aspectos organizacionais;
3) abrangência do processo;
4) nível de controle;
5) critérios de avaliação;
6) obtenção de informações.

A análise dos concorrentes é importante para o planejamento estratégico porque a empresa passa a conhecer melhor os seus principais concorrentes e situar-se melhor no seu segmento de mercado e estabelecer a sua vantagem competitiva.



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