A gestão por processo enquanto parte integrante
do modelo de gestão, compreende a visão integrada de todas
as atividades. É uma forma de organização do trabalho,
que possibilita às pessoas visão do fluxo de trabalho
de uma forma horizontal, independentemente do local onde são
executadas as atividades. O trabalho, organizado segundo a lógica
de processo toma por base o enfoque sistêmico, que envolve mudança
das partes para o todo, da percepção dos objetos para
as relações (interdependência entre fornecedores,
executores e clientes) das estruturas com os processos, da inter-relação
dos problemas, da integração e do crescimento para sustentabilidade.
O modelo organizacional representa a forma como o trabalho
será dividido e as responsabilidades distribuídas entre
os gestores da empresa, de modo que sejam atingidos os objetivos e as
metas delineados pela estratégia. Dota-se, para isso, a organização
das atividades como processo. Esse modelo compreende duas equipes: uma
de dirigentes, composta pelo Chefe-Senior e pelos Chefes Adjuntos, e
uma de supervisores, responsáveis pelos macro processos e pelos
processos necessários à organização, acompanhamento
e controle das atividades para atendimento das metas estabelecidas.
A perspectiva institucional e financeira indica se
a estratégia e as respectivas iniciativas são capazes
de gerar e desenvolver soluções e se contribuem para a
melhoria dos resultados. Preocupa-se com a medição e a
administração de custos, visando valorizar os produtos/serviços
da empresa e gerar ganhos de receita direta. Produz impacto sócioeconômico
e posicionamento positivo da marca da empresa perante a sociedade.
A perspectiva clientes identifica os segmentos de clientes
e mercados nos quais a unidade atuará e as medidas de desempenho
a serem utilizadas como, por exemplo, a maneira como os clientes estão
percebendo a organização.
A perspectiva processos internos reconhece os processos
críticos nos quais devem ser concentrados esforços para
o alcance da excelência. Deve incluir a preocupação
com a flexibilização organizacional e administrativa,
comunicação constante, profissionalismo e ética
nas decisões.
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A perspectiva aprendizagem e crescimento distingue
a infraestrutura que a organização deve construir para
gerar e desenvolver suas competências profissionais.
Visão da Embrapa
A Embrapa Agroindústria de Alimentos é o centro de referência
na geração e transferência de conhecimentos e tecnologia,
produtos e serviços, viabilizando soluções para
a agroindústria de alimentos.
Missão da Embrapa
Gerar, promover e transferir conhecimento científico e tecnológico,
com ênfase a processos, produtos e equipamento para manter o desenvolvimento
sustentável da agroindústria de alimentos, em benefício
da sociedade.
Tema estratégico da Embrapa
Inovação e Qualidade em Pesquisa e Desenvolvimento: Consiste
na geração, adaptação do conhecimento e
tecnologia visando oferecer produtos e serviços de qualidade,
originais e adaptados para os diversos segmentos de mercado.
Objetivos Estratégicos da Embrapa
Gerar produtos e serviços de qualidade e inovadores, por meio
de equipes interdisciplinares; buscar alternativas concretas que agreguem
valor, traduzidas no que o cliente possa pagar. Tudo para, de certa
forma, trazer melhoria de vida e ou satisfação pessoal,
aumentar a vantagem competitiva, minimizar impactos negativos no ambiente,
incorporar atributos diferenciados de qualidade e reduzir custos de
produção.
O modelo de gestão procura focalizar os esforços da empresa
nas chamadas competências essenciais e nos objetivos estratégicos
mais importantes para os quais deve dirigir atenção e recursos,
criando as bases da gestão estratégica. O modelo traduz a
visão e a estratégia, em conjunto de objetivos estratégicos
e respectivas medidas de desempenho, que serve de base à gestão
estratégica.
Os objetivos e os indicadores de desempenho utilizados não se
limitam a conjunto aleatório de medidas. Eles derivam de processo
hierárquico do tipo top-down (de cima para baixo, na estrutura
hierárquica da empresa), orientado pela missão e visão
e são, finalmente, convertidos em objetivos e medidas tangíveis.
O modelo de gestão possibilita monitoração e ajuste
na implementação da estratégia, por meio das respectivas
medidas de desempenho, o que poderá ocasionar mudanças na
própria estratégia. Vincula as metas institucionais às
metas pessoais, criando entendimento e comprometimento dos empregados
e gerentes. O modelo é construído por meio de processo sistemático
que implica consenso e clareza sobre como traduzir a missão e a
visão em objetivos e indicadores de desempenho.