| Modelo
de Gestão Estratégica - O MGE deve
ser visto como instrumento que propicia nova maneira de gerenciar o negócio
da empresa e não somente melhoria do sistema de medição
de desempenho da organização. O propósito MGE não
é desenvolver novo conjunto de medidas. Os indicadores, a maneira
como descrever resultados e metas são, de fato, poderosa ferramenta
de motivação e avaliação. Mas a estrutura de
indicadores no MGE deve ser implantada visando a desenvolver novo sistema
gerencial para a Empresa. A distinção entre sistema de indicadores e gerencial é sutil, porém crucial. O sistema de indicadores deve ser apenas o meio para alcançar-se determinada meta; o sistema de gestão estratégica para ajudar os executivos e dirigentes a implementar e obter feedback sobre sua estratégia. A estrutura de indicadores do MGE deve ter o propósito de produzir mudanças organizacionais a longo prazo. A construção e implantação do MGE se inserem no movimento mais amplo de mudança organizacional planejada. Esse Modelo faz parte de um esforço de direcionamento da gestão da empresa, de forma a comunicar a estratégia por toda a organização, alinhar objetivos e metas com a estratégia e conduzir revisões visando à melhoria na sua performance. Busca operacionalizar os objetivos e as metas definidos no Plano Diretor da Empresa. O referido Modelo traduz a visão e a estratégia num conjunto de objetivos estratégicos, com seus respectivos indicadores de desempenho, que servem de base para a gestão estratégica.
As empresas
devem utilizar sistemas de gestão e medição de desempenho,
derivados de suas estratégias e competências. Essa avaliação
não deve tomar por base somente as medidas financeiras no relacionamento
com clientes e competências essenciais. Preserva, sim, os indicadores
financeiros como a síntese final do desempenho gerencial e organizacional,
mas também incorpora um conjunto de medidas mais genérico
e integrado sob a ótica dos clientes, processos internos, empregados
e sistemas ao sucesso financeiro a longo prazo. O MGE traduz a visão
e a estratégia da empresa em objetivos e num conjunto de medidas
de desempenho organizadas, conforme se observa na figura abaixo (Kaplan,
1997). |
Copyright © 2008 AIEC. |