3 – Definição de objetivos e metas

Cada uma das situações identificadas na análise SWOT irá requerer um plano de ação a ser elaborado pelo empresário e sua equipe. No momento do plano, os objetivos e metas que serão perseguidos devem ser claramente colocados.

Mas, fique atento, porque objetivos e metas não são as mesmas coisas. E é isso que o quadro abaixo nos mostra.

Segundo Dornelas (2001), metas devem ser “SMART”, isto é:


• ESPECÍFICAS – voltadas para o alcance de determinado objetivo;
MENSURÁVEIS – sua realização ou não deve ser verificável, a partir de parâmetros objetivos;
ATINGÍVEIS – devem ser possíveis (não constituem a expressão de “sonhos”);
RELEVANTES – devem indicar pontos importantes da viabilização e do desenvolvimento do negócio.
TEMPORAIS – devem possuir prazo de execução e prazo para verificação de seus resultados.

A coerência e a precisão dos objetivos e metas com o conjunto do plano de negócio, em especial com a definição da estratégia, será item observado com cuidado por qualquer analista.



Copyright © 2008 AIEC.