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- Estratégias genéricas
Segundo
Michel Porter (1980), as estratégias empresariais podem ser classificadas
em três categorias: diferenciação,
liderança do custo e foco:
• estratégia de diferenciação
- projeta uma identidade própria para o serviço
ou produto, que o distinga dos produtos concorrentes. Enfatiza
mais vantagens como qualidade, serviço, prestígio
para o consumidor, estilo do produto ou aspecto de instalações.
Por exemplo: O McDonald`s enfatiza a qualidade de
seus produtos e rapidez no atendimento;
• estratégia de liderança do custo
- busca oferecer um produto mais barato. Esta estratégia
está sendo utilizada pelos fabricantes de computadores,
à medida que a tecnologia torna os produtos muito semelhantes
e barateia os componentes (Maximiano, 2000);
• estratégia de foco - seleciona
um nicho no mercado e busca dominar os recursos para explorá-lo
da melhor forma possível.
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Estratégias
alternativas
Com base na análise interna e na análise externa, tendo
como alvo os objetivos e os desafios estabelecidos, é possível
a preparação de uma lista de estratégias alternativas
de ação que abarquem as possíveis configurações
da empresa perante o binômio produto versus mercado. Para que
tais estratégias sejam apropriadas, é necessário
que cada uma delas seja dimensionada de modo que se tornem competitivas,
relacionadas entre si e possíveis de serem operacionalizadas
com recursos que estão à disposição da empresa
no momento considerado.
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